domingo, 9 de setembro de 2007

Sugestão de Paz

A humanidade precisa de paz. As nações lutam entre si, em busca de paz. As pessoas "matam e morrem" pela paz. Pra completar, todas as religiões pregam a paz. Contrariando tudo isso, o mundo, as nações e os indivíduos vivem em constante guerra.
Já parou para pensar por quê? Não pretendo aqui neste espaço apontar a fórmula milagrosa para a paz, mas oferecer uma humilde sugestão, com base em um raciocínio simples, e uma receita cotidiana.
Uma casa é construída com diversos elementos, como cimento, blocos, areia, ferro, argamassa, etc. Todos os elementos são comprados, mas eles provém de diversos fornecedores. Cada um destes têm um só objetivo: auferir lucros com a venda de materiais de construção. Quem os adquire tem outro objetivo: edificar sua casa.
Fazendo uma analogia com a edificação de uma casa, a paz também é construída, e não conquistada. Ela jamais será efetiva, se for alcançada por apenas uma fatia da sociedade, ou isoladamente por um povo.
A paz é resultado de um esforço conjunto de toda a humanidade. Cada indivíduo, família, cidade, país, pode contribuir, afinal, a paz é um valor Universal. Se as pessoas unirem-se, não em retóricas "politicamente corretas", apenas para preencher a lacuna do marketing, e sim em ações concretas, alcançaremos a paz.
Em sua casa, condomínio, cidade, você pode ser um promoter da paz. Como? Sendo altruísta, desarmando o espírito (e também de qualquer outro tipo de arma, de fogo ou não), sendo solidário, oferecendo ajuda a quem precisa, não criticando quem errar (porque você também vai errar), evitando proselitismos políticos, religiosos ou ideológicos, etc, etc, etc.
Tenho certeza que cada um de nós sabe perfeitamente o que precisa ser feito para dar sua parcela de contribuição rumo à paz. Mas, como diz Beto Guedes "a lição sabemos de cor, só nos resta aprender..."
Enfim, você quer paz? Então faça por onde: ofereça paz.

Nenhum comentário: